27 de October de 2025 Notícia
3 min

Procissão de Cristo Rei reúne mais de mil fiéis no Rio de Janeiro

Neste domingo, 26 de outubro, mais de mil fiéis participaram da procissão em honra a Cristo Rei, que neste ano marcou o centenário da instituição da festividade pelo papa Pio XI, por meio da encíclica Quas Primas.

Bruno Mendes

Bruno Mendes

Vice-presidente do CDB


Neste domingo, 26 de outubro, a procissão em honra a Cristo Rei tomou as ruas do Rio de Janeiro. A procissão deste ano marcou o centenário da instituição da referida festividade pelo papa Pio XI, por meio da encíclica Quas Primas.

Bispo Dom Bernard Fellay, em paramentos pontificais brancos e dourados, em uma procissão sob um dossel (baldaquino) vermelho. O ostensório do Santíssimo Sacramento está exposto sobre um carro ricamente florido, celebrando o centenário da festa de Cristo Rei instituída por Pio XI.
Dom Bernard Fellay na procissão em honra a Cristo Rei, realizada no Rio de Janeiro neste domingo (26/10/2025). A celebração marcou o centenário da instituição da festa pelo Papa Pio XI. Crédito: Equipe Centro Dom Bosco.

O cortejo foi conduzido por Dom Bernard Fellay, um dos bispos sagrados por Dom Marcel Lefebvre em 1988, e contou com a presença de mais de mil fiéis e religiosos ligados à Permanência e à Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX).

A concentração teve início em frente ao Monumento em Honra ao Santíssimo Sacramento, na Cinelândia. Às 15h em ponto, a procissão partiu em direção ao Parque das Crianças, percorrendo cerca de dois quilômetros.

Vista de uma procissão religiosa com dois policiais montados a cavalo na vanguarda, seguido por clérigos e fiéis. Ao fundo, o carro com o Santíssimo Sacramento sob um dossel, próximo ao Monumento do Santíssimo Sacramento no centro do Rio de Janeiro. Prédios urbanos e palmeiras são visíveis.
O início da procissão em honra a Cristo Rei, com a cavalaria da polícia militar abrindo caminho em frente ao Monumento do Santíssimo Sacramento, no Centro do Rio de Janeiro. A celebração do centenário ocorreu domingo (26/10/2025). Crédito: Equipe Centro Dom Bosco.

Ao final, foi celebrada uma missa pontifical presidida por Dom Fellay, com a assistência de Dom Lourenço Fleichman, Dom Estevão e Pe. Juan Maria de Montagut. Também estiveram presentes os padres Flávio de Morais, Raphael Diniz e Wander de Jesus Maia.

Por que devemos honrar Nosso Senhor publicamente?

A solenidade de Cristo Rei, instituída há cem anos pelo Papa Pio XI, recorda ao mundo que Nosso Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro soberano das nações, das leis e dos corações.

O Papa não apenas sugeriu — ele ordenou. A festa de Cristo Rei foi estabelecida como remédio contra a apostasia das nações e a tentativa moderna de banir Deus da vida pública. No entanto, o Concílio Vaticano II e o mundo moderno esqueceram essa necessidade, ao promoverem o diálogo inter-religioso, o ecumenismo e o falso ideal do Estado laico. Diante desse esquecimento, a Permanência e a Fraternidade Sacerdotal São Pio X foram às ruas para reafirmar as verdades de sempre, cumprindo a vontade expressa pelo Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque.

Reivindicamos a autoridade de Cristo sobre as almas, as instituições, as famílias e as nações que d’Ele se afastaram. A procissão e a missa pontifical celebradas neste domingo foram, portanto, atos públicos de reparação e de fé, proclamando que Cristo deve reinar — não apenas no interior das consciências, mas em toda a sociedade.

Mais do que uma simples devoção, a festa de Cristo Rei é um clamor de combate e de esperança contra as inúmeras ofensas dirigidas a Nosso Senhor e à Santíssima Virgem Maria. Diante dos sacrilégios, blasfêmias e indiferenças que se multiplicam em nosso tempo, os católicos fiéis à Tradição erguem o estandarte de Cristo como sinal visível de resistência e de amor.

Veja imagens exlusivas do evento

Uma procissão religiosa vista de longe, com seis policiais militares montados em cavalos brancos à direita, liderando o cortejo. Ao fundo, o carro com o Santíssimo Sacramento sob um dossel, seguido por clérigos e fiéis. Uma alameda arborizada se estende ao longo da via urbana sob um céu azul.
Cavalaria da Polícia Militar e procissão de Cristo Rei no Aterro do Flamengo.

 

Vista de uma procissão religiosa com dois policiais montados a cavalo na vanguarda, seguido por clérigos e fiéis. Ao fundo, o carro com o Santíssimo Sacramento sob um dossel, próximo ao Monumento do Santíssimo Sacramento no centro do Rio de Janeiro. Prédios urbanos e palmeiras são visíveis.
Cavalaria e procissão de Cristo Rei em frente ao Monumento do Santíssimo Sacramento, Centro do RJ.

 

Vista de cima da procissão de Cristo Rei em uma avenida larga e arborizada. O veículo com o Santíssimo Sacramento, coberto por um dossel vermelho e dourado e cercado por religiosos de batinas pretas, lidera uma grande multidão de fiéis. O cortejo ocupa a pista da direita da avenida, com trânsito desviado.
Procissão solene de Cristo Rei em avenida com monges cercando o Santíssimo Sacramento.

 

Imagem aérea vertical mostrando a vanguarda da procissão de Cristo Rei. O carro com o Santíssimo Sacramento (sob dossel vermelho) é cercado por clérigos de batinas pretas e coroinhas de sobrepeliz branca. A cavalaria da polícia militar segue à frente, abrindo a pista de uma avenida arborizada, com o Pão de Açúcar ao fundo (no canto superior direito).
Vista aérea da liderança da procissão de Cristo Rei com cavalaria e clérigos no Flamengo.

 

Vista frontal da procissão de Cristo Rei em uma via arborizada (com muitas palmeiras). Seis policiais montados a cavalo lideram, seguidos pelo carro do Santíssimo Sacramento sob um dossel vermelho e uma grande multidão de fiéis a pé. Cones de sinalização e uma motocicleta com passageiros na lateral da pista indicam o bloqueio da via para o evento.
Cavalaria abrindo caminho para a procissão de Cristo Rei e grande multidão de fiéis em alameda.

 

Close-up do Ostensório dourado com o Santíssimo Sacramento (hóstia consagrada), colocado sobre um suporte vermelho decorado com ricos arranjos de flores vermelhas, amarelas e laranjas. O ostensório está sob o dossel (baldaquino) vermelho e dourado do carro, com folhagens verdes e céu azul ao fundo.
Close-up do Santíssimo Sacramento no Ostensório, durante procissão solene de Cristo Rei.

 

Parte da procissão de Cristo Rei com clérigos a pé. Um padre (possivelmente Dom Fellay) em paramentos brancos, sustentando o Ostensório com o Santíssimo Sacramento sob um pálio (guarda-chuva cerimonial) branco. É cercado por clérigos de batinas pretas. Fiéis observam a passagem da procissão de cima de uma passarela/ponte.
Clérigos e Dom Fellay conduzindo o Ostensório a pé, sob pálio, durante procissão de Cristo Rei.

 

Bispo Dom Bernard Fellay, em paramentos pontificais brancos e dourados, em uma procissão sob um dossel. O Santíssimo Sacramento está exposto sobre um carro ricamente florido, celebrando o centenário da festa de Cristo Rei instituída por Pio XI, em 26 de outubro de 2025.
Dom Bernard Fellay na procissão pontifical de Cristo Rei no Rio de Janeiro, centenário da Quas Primas.

 

Dom Lourenço Fleichman, usando batina preta e estola bordada branca e dourada, lidera um grupo de clérigos vestidos de preto durante a procissão de Cristo Rei. A multidão de fiéis e bandeiras religiosas seguem atrás em uma avenida urbana, com prédios altos e árvores visíveis no fundo.
Dom Lourenço Fleichman liderando a procissão de Cristo Rei entre clérigos e fiéis no Rio de Janeiro.

 

Close-up da multidão de fiéis na procissão de Cristo Rei. A atriz Cássia Kis (Mulher de camisa longa bege claro e óculos escuros) caminha entre outros participantes. Ao fundo, bandeiras e estandartes religiosos do cortejo, em um dia ensolarado no Rio de Janeiro.
A atriz Cássia Kis e fiéis participam da procissão.

 

Close-up de Dom Bernard Fellay, de costas, vestindo paramentos brancos e dourados, em pé sobre o carro com o Santíssimo Sacramento. O ostensório está visível sob o dossel vermelho e dourado, rodeado por abundantes arranjos florais nas cores amarelo, laranja e vermelho, em uma alameda arborizada.
Dom Bernard Fellay em paramentos brancos no carro eucarístico ricamente decorado na procissão de Cristo Rei.

 

O que ocorre quando
você vira membro?

Membro
A partir de
R$ 5/mês

Você ajuda a financiar iniciativas de promoção da fé católica, como:

  • Construção da nova sede
  • Programa Chave Católica
  • Catequese Tradicional
  • Ação Católica
  • Aulas presenciais
  • Produção editorial
  • Filmes e séries
Torne-se membro ->