Você ajuda a financiar iniciativas de promoção da fé católica, como:
Torne-se membro ->Introdução
Ao longo de mais de vinte anos celebrando tanto a Missa Nova (NOM) quanto a Missa Tradicional ou Missa de Sempre (TLM), este autor observou variações entre os participantes das duas missas dentro do Rito Romano. Católicos americanos que frequentam a NOM foram pesquisados repetidamente em termos de suas crenças e práticas (Pew Research e Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado da Universidade de Georgetown [CARA]).
No entanto, o conjunto dessas pesquisas não parece incluir uma descrição dos católicos que frequentam a Missa Tradicional (TLM). Esses católicos frequentam pelo menos 489 missas dominicais em todo o país (latinmassdir.org, 2019). Em qualquer domingo, estima-se que 100.000 católicos (pouco mais de 200 fiéis por missa e/ou paróquia) nos Estados Unidos da América celebram de acordo com a missa antiga que, antes do Concílio Vaticano II (1962-1965), era celebrada em latim por mais de 1.500 anos.
O rápido crescimento do número de paróquias que só aceitam a Missa Tradicional permite pesquisas que vão além das observações individuais. O objetivo deste estudo piloto foi mensurar os frutos das duas Missas, comparando diretamente as respostas dos participantes da Missa Tradicional (TLM) e da Missa Nova (NOM) às mesmas perguntas.
Método
A pesquisa consistiu em sete perguntas sobre as crenças e atitudes dos entrevistados. Os dados foram coletados entre março e novembro de 2018. As pesquisas eram anônimas e apenas as respostas únicas eram contabilizadas. No Pew, as pesquisas foram aplicadas a 1.322 entrevistados. O número de respostas variou (entre 1.251 e 1.322) de acordo com a pergunta. A mesma pesquisa, aplicada online, recebeu 451 respostas.
Amostra da Pesquisa Online
Connecticut, Flórida, Idaho, Kansas, Minnesota, Missouri, Pensilvânia, Nova York, Virgínia, Washington, Virgínia Ocidental.
A Pesquisa TLM foi elaborada para comparar perguntas feitas em pesquisas anteriores, permitindo uma comparação direta entre os participantes da TLM e os da NOM. Estes foram os tópicos:
Aprovação de métodos contraceptivos
Aprovação do aborto
Participação semanal na missa
Aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo
Porcentagem da renda doada
Confissão anual entre os participantes da missa semanal
Taxa de fertilidade
Análise
A sociedade moderna, segundo a crença popular, é a causa da diminuição da participação sacramental na Igreja Católica. No entanto, a presente pesquisa, comparada com outros dados, revela uma variação marcante entre os católicos que frequentam a Missa Tradicional (TLM) e aqueles que frequentam a Missa Nova (NOM). Essas diferenças são drásticas quando se comparam crenças, frequência à igreja, generosidade financeira e taxas de fertilidade.
É importante ressaltar que as famílias da Missa Tradicional (TLM) têm um tamanho familiar quase 60% maior. Isso se traduzirá em uma mudança demográfica dentro da Igreja. Os frequentadores da TLM doam 5 vezes mais na coleta, indicando que eles são muito mais envolvidos do que os frequentadores da Missa Nova (NOM). Os católicos da TLM vão à missa todos os domingos a uma taxa 4,5 vezes maior do que seus irmãos da NOM. Isso implica um profundo compromisso com a fé. A adesão quase universal à obrigação da missa dominical retrata católicos profundamente apaixonados por sua fé e que não conseguem imaginar perder seu privilégio dominical.
Fonte:
Padre Donald Kloster
St. Mary’s Catholic Church
https://liturgyguy.com/2019/02/24/national-survey-results-what-we-learned-about-latin-mass-attendees