16 de October de 2025 Artigo
6 min

O estudo da Teologia Moral é só para padres?

Embora o estudo da Teologia Moral seja voltado mais especificamente aos sacerdotes (como a conhecida Teologia Moral de Santo Afonso Maria de Ligório), existe também um estudo direcionado aos fiéis leigos, escrito pelo Padre Antônio Royo Marín e publicado pela Editora BAC, na Espanha, em 1957.

Equipe Centro Dom Bosco

Equipe Centro Dom Bosco


Publicada no Brasil pelo Centro Dom Bosco de forma inédita em 2021, essa obra do Pe. Antônio Royo Marín constituiu um grande sucesso editorial, não por tratar-se apenas de mais um grande manual de consulta para o fiel católico, mas por ser uma obra de valor singular que responde os maiores dilemas morais vividos pelos católicos na vida moderna. Afinal, Deus nos chama à perfeição!

Por exemplo: imagine que você tivesse o sonho distante de abrir um pequeno negócio – como um restaurante, por exemplo –, mas que lhe faltassem os recursos financeiros para tal empreendimento. Imagine também que, a certa altura da vida, o falecimento de um parente distante lhe faça chegar uma herança inesperada e bem-vinda, que enfim lhe permitiria realizar aquele sonho antigo.

Entusiasmado, você inicia todo o planejamento: procura do imóvel adequado, localização favorável ao êxito do negócio, mapeamento de demanda e público alvo, recrutamento de funcionários, burocracia fiscal… Em meio a tantas decisões a serem tomadas, é natural que surjam alguns dilemas de ordem prática, mas que não impliquem conflitos de consciência. Por exemplo, se é melhor iluminar o salão desta ou daquela maneira, se convém que os banheiros fiquem mais à frente ou mais ao fundo do restaurante etc. Enfim, questões cujas decisões são neutras do ponto de vista moral.

Porém, sendo um católico observante e preocupado em viver integralmente segundo os ensinamentos e a disciplina da Igreja, uma questão subitamente lhe vem à mente: tendo em vista o preceito de abstinência de carne às sextas-feiras, seria lícito disponibilizar aos clientes essa opção de prato nesse dia da semana? Constar no cardápio proteínas além de peixes e frutos do mar não seria convidar os clientes à inobservância de um preceito da Igreja?

Eis uma dúvida muito pertinente e séria, com graves implicações espirituais, pois devemos buscar sempre viver e testemunhar integralmente a nossa fé. É Nosso Senhor mesmo quem nos adverte no Evangelho de São Mateus:

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.” (Mt 6, 24)

Por isso mesmo, tal dúvida nos impele a procurar orientação espiritual adequada, de preferência junto a algum sacerdote piedoso, fiel à Tradição bimilenar da Igreja e doutrinalmente bem formado. Infelizmente, porém, já não é novidade a seríssima crise de fé que há décadas assola a Santa Igreja, pela qual os abusos e a apostasia se encontram amplamente disseminados, e pode ser muito difícil o acesso à orientação segura de um sacerdote com tais qualificações.

A importância de uma Teologia Moral para leigos

Embora os bons catecismos apresentem aos fiéis os princípios gerais a serem seguidos, segundo a lei natural e a lei divina, a vida prática é complexa em suas múltiplas rotinas e relações, de modo que nem sempre se afigura claro o modo adequado de aplicar aqueles princípios a casos concretos e específicos. Daí a necessidade de um desdobramento casuístico daqueles princípios, para que os desafios morais próprios de nosso estado particular de vida sejam enfrentados sem prejuízo à reta consciência católica.

Por isso é tão importante uma obra como a Teologia Moral para Leigos, do frade dominicano, sacerdote e teólogo espanhol Antonio Royo Marín, publicada pelo Centro Dom Bosco em 2021. Trata-se, inclusive, de uma das principais obras de consulta adotadas na elaboração do nosso programa Chave Católica, disponível no Youtube, da qual nos valemos inclusive com citações textuais explícitas em diversos episódios.

A leitura de um manual não substitui a orientação de um sacerdote culto, prudente e experiente, como descrevemos há pouco, a quem mesmo o fiel de consciência bem formada deve buscar recorrer em casos mais delicados. No entanto, diz o Pe. Royo Marín em sua obra:

"O católico leigo pode e deve fazer um esforço para adquirir a máxima cultura moral acomodada à sua condição e estado, para chegar a formar facilmente uma consciência cristã reta e irrepreensível em todas as atividades de sua vida, em seu triplo aspecto individual, familiar e social."

A Teologia Moral para Leigos do padre Royo Marín é um manual seguro para quem deseja trilhar esse caminho em busca da santidade. Por exemplo, vejamos a solução que ele apresenta ao caso do restaurante e o consumo de carne às sextas-feiras, que aqui há pouco simulamos a título de ilustração:

“Não é lícito oferecer espontaneamente carne em dia de abstinência, mas sim poderiam proporcioná-la àquele que a peça (já que pode estar dispensado ou ignorá-lo de boa-fé, etc., e não tem obrigação de perguntar sobre isso aos compradores) e até mesmo anunciar-lha no cardápio juntamente com outras comidas lícitas, pois com isso ninguém é forçado a violar a abstinência. Diga-se o mesmo da quantidade dos alimentos permitidos em dias de jejum. Contudo, não poderiam ser servidos a quem os pedisse em desprezo da religião.”

Em outras palavras, talvez para a sua surpresa, você estaria livre para servir carne no seu restaurante às sextas-feiras, tendo em vista os casos de clientes canonicamente dispensados da abstinência e os que ignoram tal preceito, desde que sejam os clientes a pedirem e não você a oferecer, exceto na eventualidade de alguém o pedir com o propósito explícito de violar o preceito de abstinência. Neste caso, você seria chamado ao pequeno martírio de caridosamente recusar o atendimento, arriscar-se a perder o cliente e – é verdade – talvez atrair contra o seu negócio certa animosidade. Por outro lado, seu firme testemunho poderia também inspirar em muitos outros a admiração e a conversão.

Seja como for, sua atitude terá sido a correta diante de Deus, que está sempre disposto a recompensar nossa fidelidade nas aflições que sofremos por seu amor. Como diz Nosso Senhor no mesmo Evangelho de São Mateus:

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” (Mt 6, 33)

Lançamento de sucesso em 2021, a Teologia Moral para Leigos do padre Royo Marín encontra-se hoje esgotada em nosso catálogo. E é por isso que agora estamos relançando esta grande obra, para que você tenha a oportunidade de adquiri-la e enriquecer sua biblioteca com um manual de consulta robusto e seguro sobre a moral católica aplicada a todas as dimensões da vida.

“Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.” (Mt 5, 48)

É o próprio Deus feito homem, Nosso Senhor Jesus Cristo, que a todos nos chama à perfeição. Nesse sentido, a Teologia Moral para Leigos oferece-nos uma doutrina segura. Os leitores de seus três volumes terão a certeza de um guiamento eficaz em questões morais por vezes delicadas e desafiadoras. Portanto, não deixe de aproveitar nossas condições especiais de relançamento desta grande obra.

Viva Cristo Rei!

O que ocorre quando
você vira membro?

Membro
A partir de
R$ 5/mês

Você ajuda a financiar iniciativas de promoção da fé católica, como:

  • Construção da nova sede
  • Programa Chave Católica
  • Catequese Tradicional
  • Ação Católica
  • Aulas presenciais
  • Produção editorial
  • Filmes e séries
Torne-se membro ->